domingo, 19 de abril de 2009

TAG-RUGBY


O CAMPO
Os jogos serão disputados num terreno de jogo que terá 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, conforme a imagem (área do campo de Andebol)

NÚMERO DE JOGADORES (Substituições)

a) Cada equipa será constituída por 7 (sete) jogadores – 5 de campo (sendo obrigatória a presença de 3 rapazes e 2 raparigas, ou vice-versa) e 2 suplentes (1 rapaz e 1 rapariga)
b) São permitidas substituições ilimitadas; em caso de lesão o jogador substituído poderá voltar a entrar; em caso de expulsão, o jogador será substituído, mas não poderá jogar mais nenhum jogo no torneio;
c) As substituições terão de ser obrigatoriamente realizadas no intervalo do jogo, com as excepções no caso de lesão ou jogador expulso, mas sempre com autorização do árbitro;
d) é obrigatório a utilização de todos os jogadores inscritos no boletim de jogo;
e) Qualquer equipa que não tenha jogadores em número suficiente para realizar o segundo ou terceiro jogo do torneio (jogador expulso ou devido a lesão) poderá utilizar jogadores cedidos por outra(s) equipa(s), antes de ser dado início ao jogo; no entanto exige-se um mínimo de 4 jogadores em campo.
f) à equipa que não utilizar todos os jogadores inscritos no boletim da forma regulamentada (alínea b), c) e d)), será averbada falta de comparência nesse jogo.
REGRAS DO JOGO

O ENSAIO – objectivo do jogo
Para obter o ensaio o jogador atacante deve transpor a linha de ensaio (linha final do campo) com a bola nas mãos. Cada ensaio marcado vale 1 ponto para a equipa. Ganha a equipa que no final do tempo regulamentar tiver marcado mais ensaios.

O PONTAPÉ DE SAÍDA – início e recomeço do jogo
O jogo começa no centro do terreno com um jogador que toca com o pé na bola (pontapé livre).
O jogador atacante pode correr ou passar.
Os defensores só podem avançar depois de ter sido efectuado o pontapé livre.

A FORMA DE JOGAR

Ataque
A bola pode ser transportada livremente nas mãos, ou passada para o lado ou para trás (em relação à linha de ensaio do adversário).
A bola não pode ser pontapeada, excepto no início e recomeço do jogo.
O portador da bola não pode empurrar os adversários nem pode proteger ou guardar a(s) fita(s), impedindo que esta(s) lhe seja(m) retirada(s) do cinto.
O portador da bola não pode, deliberadamente, colidir com os adversários.
A partir do momento em que há um “tag”, o portador da bola tem até 3 segundos para passar a bola a um companheiro de equipa.
Após ter efectuado o passe, o jogador em questão só pode regressar ao jogo depois de ter colocado a(s) fita(s) no cinto.

Defesa
Para parar a progressão do portador da bola, os defensores apenas podem efectuar o “tag”, não podendo nunca, retirar a bola das mãos do atacante.
Em cada “tag” o jogador defensor tem que respeitar SEMPRE a seguinte sequência:
1 – retirar a fita e gritar “tag”; 2 – levantar o braço com a fita na mão; 3 – devolver a fita ao jogador a quem a tirou; 4 – regressar ao jogo.

Bola Fora
A bola será considerada fora quando, o portador da bola pisar/ultrapassar a linha lateral e/ou quando a bola tocar/ultrapassar a linha lateral.
O jogo recomeça, no local onde a bola/jogador saiu, com um pontapé livre.

Fora de Jogo
O fora de jogo tem lugar quando há um “tag” e nesta situação todos os jogadores da equipa que defende devem recuar até estarem colocados atrás do defensor que tem a fita (tag) na mão.
Quando é assinalado um pontapé livre, todos os jogadores defensores devem colocar-se a 5 metros do local onde se irá reiniciar o jogo.


FALTAS
todas as faltas serão assinaladas/marcadas através de um pontapé livre no local da infracção e, com alteração de posse de bola

- No Ensaio -
Se no acto do ensaio a bola cair das mãos do jogador atacante, a posse de bola muda de equipa.
Nesta situação, o jogo recomeça 5 metros à frente da linha de ensaio da equipa que beneficia da posse de bola, com um pontapé livre.

- No Ataque -
Sempre que ocorrer um passe e/ou um toque para a frente, com as mãos;
Se um atacante pontapear a bola, propositadamente;
Quando há um “tag”, o portador da bola não respeita as regras do jogo (não passa ou pára);
O portador da bola impede que os defesas lhe retirem a(s) fita(s);
O portador da bola, deliberadamente, colide com os defesas;
O atacante interfere no jogo sem ter as 2 fitas no cinto;

- Na Defesa -
Quando o defensor retira a bola das mãos do atacante;
Quando o defensor empurra ou agarra o atacante;
Quando o defensor não devolve a fita ao atacante e interfere no jogo;

- No Fora de Jogo -
Quando um jogador que está fora-de-jogo, intercepta, impede ou atrasa o passe;
Quando é assinalada uma falta e o defensor não se coloca a 5 metros;
“Lei da Vantagem”
Apesar de ter sido cometida uma infracção, o árbitro permite que o jogo continue de forma a não interromper para não beneficiar a equipa infractora.
Se a equipa não infractora não beneficiar da Vantagem, o árbitro deve interromper o jogo e assinalar a falta original.